Cosme, Damião e Doum - Ibêji – Erês – Crianças.
Ibêji são as divindades gêmeas, Orixás
gêmeos ou Orixá duplo, são os Orixás africanos que protegem a todos, mas
principalmente as crianças, gêmeos e os partos multiplos. São
conhecidos na Umbanda como os Orixás de amor e alegria.
Ibêji
é formado a partir do princípio básico da dualidade. Entre as
divindades africanas, Ibêji é o que indica a contradição, os opostos que
caminham juntos. Ibêji mostra que todas as coisas, em todas as
circunstâncias, têm dois lados, e que a justiça só pode ser feita se as
duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos sob os mesmos
critérios. É a divindade da brincadeira, da alegria, sua regência está
ligada à infância, a alegria, a inocência e a ingenuidade.
Foram sincretizados com os Santos
católicos, São Cosme e São Damião por serem estes gêmeos e atuarem
principalmente em pró da saúde e bem estar das crianças através dos
cuidados médicos e, não pelo fato de serem crianças, pois mesmo quando
adultos, mantiveram sua pureza, alegria e ingenuidade, totalmente
desapegados da matéria favorecendo os mais necessitados.
Doum seria o primeiro Filho nascido depois dos Gêmeos, o terceiro ponto, balizador do equilíbrio e da justiça com igualdade.
Viveram no oriente e também foram
perseguidos pelo Imperador romano, Diocleciano. Muito pouco se conhece a
respeito deles, sabe-se, porém que eram gêmeos e foram Médicos
devotados aos cuidados das pessoas, crianças ou mesmo animais. Nada ou
muito pouco cobravam por seus atendimentos, por isso eram chamados pelos
gregos de “anargiros”, isto é, sem dinheiro. Pouco se sabe sobre a
morte deles, que até hoje é uma incógnita. Em algumas regiões são também
chamados de Crispim e Crispiniano.
O Orixá Ibêji apresenta-se normalmente
sob a forma de criança ou espírito de criança, da forma que desencarnou,
mantendo as características espirituais que tinha quando em vida. Desta
maneira permitem e facilitam uma melhor comunicação com as nossas
crianças e com a linha espiritual na qual atuam, servindo como espíritos
puros, aos propósitos das missões que lhes são destinadas, trazendo a
cura para as doenças e amparo para as crianças enquanto estão na
condição terrestre de um ser puro e inocente, e também para animais
indefesos.
Seus domínios, ambientes naturais de
manifestação e atuação são em jardins, parques, extensos gramados,
cachoeiras, praias, locais com muitos recursos naturais, riachos e rios
calmos, campos na florada. Sua cor é o rosa, os espíritos que trabalham
sob a influência e irradiação de Ibêji são espíritos de grande força
espiritual, totalmente contrária à figura que se tem de uma criança.
Julga-los frágeis e fracos e de fato um grande erro, pois depois de
Oxalá são os únicos que dominam totalmente as fontes de energia da
natureza, do poder mágico dos sentimentos e vibrações mais puras de luz
intensa.
As Entidades que trabalham nessa linha
são espíritos de crianças que também são chamadas de Erês. São
porta-vozes das mensagens dos Orixás através de suas palavras de carinho
e pureza. Comumente se apresentam em alguns Templos quando da homenagem
a um Orixá ou mesmo a uma Entidade, quando esta não se apresenta,
trazendo mensagens profundas e mesmo complexas, no intuito de
orientação, esclarecimento e do toque da sensibilidade e do íntimo das
pessoas.
Apresentam gestos e voz de criança e
transmitem irradiações muito fortes e puras de sentida e percebida
intensidade, portanto tem muita facilidade de atuação na cura de dores,
dos males físicos, da mente e da alma.
Eles vão, com suas conversas inocentes
envolvendo os consulentes, sutilmente trabalhando seu íntimo,
regenerando seus Chacras para reequilibrá-los, Eles conseguem penetrar
em nosso íntimo e identificar nossas angústias, nossos sofrimentos,
nossas emoções. Seus trabalhos, além da grande força espiritual que já
trazem, também recebe todo um respaldo do plano espiritual de luz, o que
os torna ainda mais fortes e capazes, portanto se diz que, o que um Erê
fez, somente um Erê tem o poder de tirar.
Seu dia na Umbanda é 27 de Setembro, a
entrega em homenagem ao Orixá Ibêji (Cosme e Damião), se faz com velas
na cor rosa, flores na cor rosa ou branca, sem nenhum espinho, doces
como, cocadas, balas, pirulitos, fatias de bolo e, como bebidas, água
pura ou adoçada com mel ou mesmo refrigerantes como o guaraná.
Ibêjí - São Cosme e São Damião são
Entidades ligadas muito estreitamente a Oxalá, são um de seus braços de
luz espiritual sobre o mundo. Possuem força suficiente para atender a
nossos apelos de proteção contra demandas e malefícios e a nossos
pedidos de amparo e proteção para as crianças, principalmente quando
estas se encontram enfermas.
Os pedidos a Ibêji - Cosme e Damião, devem ser feitos de mente aberta e limpa, coração vazio de rancores, mágoas e amarguras.
São Entidades puras, extremamente
positivas, amorosas e caridosas, a serviço do bem, mantém distância de
pessoas interesseiras, invejosas, de pensamentos negativos, maldosos,
perversos, egoístas e vingativos, apesar de também serem vigorosos e
fortes combatentes do mal.
O afastamento destas Entidades de
pessoas ou mesmo espíritos, já decretam aos olhos da espiritualidade uma
condenação, e o quanto terão que resgatar para se redimirem.
Os filhos de cabeça do Orixá Ibêji, são
muito raros, exatamente por não aceitarem sentimentos e pensamentos
negativos, maldosos e prejudiciais. Este Orixá exige uma linha de
relação e sintonia muito pura, um canal muito limpo com seus filhos, o
que praticamente somente é encontrado em crianças durante seu estado de
pureza e inocência e mesmo assim, se esta criança já estiver contaminada
pelo mal transferido pelo adulto ou por, de alguma forma já vir com
ela, irão procurar ajudá-la ou atender aos pedidos de ajuda, porém a uma
relativa distância.
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